top of page

Estava eu a assistir uma aula na universidade e reparei que agora já não estava no ensino secundário. Porquê? Porque ninguém quer saber de mim como individuo. Hoje chego a uma aula com exatamente o mesmo conceito da famosa loja multinacional de imobiliário Ikea: "Faça você mesmo". Nesta loja, para quem não conhece, o cliente é convidado a ver o produto final que vai comprar mas, quando compra, não o compra finalizado, compra as peças e, se quiser o produto final, tem de seguir as instruções para montar. Na universidade começa a ser a mesma coisa: o professor dá uma ideia geral do que é a disciplina, dá alguns materiais de trabalho e esperam que o aluno no final do semestre tenha a solução do puzzle.
Será que o processo de formação de profissionais competentes passa por, desde cedo, dar completa autonomia ao aluno? Ou seria melhor haver um acompanhamento intensivo ao aluno até o final do curso?
É do conhecimento geral que a base de um estado desenvolvido passa pelo investimento no sistema educativo. Se esta ideia não estiver bem fundamentada podemos, à partida, declarar que o estado muito dificilmente se vai conseguir desenvolver.

Aulas Ikea

bottom of page